Pular para o conteúdo principal

EntreMundos #9 - Parte 2

EntreDatas

Segunda, 02 de novembro 16h14min.
Esbat Lua em touro - A proximidade do Dia dos Mortos permite a avaliação do "peso morto", a iluminação e a transmutação das sombras, a transição do velho para o novo, as homenagens para os ancestrais e a reverencia as Deusas "escuras". Velas pretas ou roxas. Galhos ou frutas de amora e romã, maçãs, amêndoas, flores de crisântemos, junquilho, prímulas ou violetas. Incenso de gardênia, lírio, maçã ou magnólia, essência de hortelã, murta, Ylang-ylang, gerânio ou morango. Cristais ou pedras polidas de quartzo verde, malaquita, amazonita, crisocola, turquesa ou esmeralda. Um xale preto, objetos de cobre, um caldeirão ou cumbuca de cerâmica, enfeites ou mascaras com penas ou pele de animais, fotografias e oferendas para os ancestrais, lista de hábitos ou lembranças para descartar (queimando no caldeirão), lanterna talhada em abóbora com uma vela dentro, representação de um labirinto.

Quarta, 02 de dezembro, 4h30min.
Esbat lua em gêmeos - Ativação do potencial energético, visando um objetivo específico, sem se deixar dispersar ou desviar. A imaginação pode ser usada como uma flecha para alcançar o alvo, enquanto que a coragem e a força interior do arqueiro sustentarão a expressão concreta dos ideais. Velas amarelas e lilás. Flores silvestres ou flores miúdas, capim-limão, trevo, funcho ou orelha de urso. Incenso de benjoim, alfazema ou alecrim, essência de hortelã, lavanda, endro ou citronela. Cristais ou pedras polidas de berilo, ágata, crisoberilo, olho-de-tigre ou de gato, alexandrita. Símbolos da deusa Artemis (Lua crescente, cinto de metal ou pedras, arco e flecha, pele ou máscara de urso), roupas de couro ou camurça, botas, fotografias de nossa adolescência, imagem de uma floresta. Comemoração com sanduíches naturais, pipoca limonada e sorvete.

Segunda, 21 de dezembro, 14h46min.
Sabat Yule – HN - Retorno do Sol. É a noite mais longa do ano. Decore árvore de Yule, faça guirlandas, toque sinos para homenagear as fadas. Alimente os pássaros com sementes e alpiste. Faça Tora de Yule. Veja o Sol nascer. Cor: vermelho, verde e dourado. Comemore com bolo de frutas, nozes, pães variados, vinho e uvas. Ervas: folhas de louro, hera, azevinho e visco (ou erva passarinho). Pedra: rubi e esmeralda. Encerre a celebração com o “give away”.
Sabat Litha – HS - Auge do poder do Sol. Colha ervas mágicas. Faça bastão mágico, cruz solar. Acenda velas para o povo das fadas. Pule fogueira. Cor: vermelho e laranja. Comemore com frutas frescas, vegetais frescos, pate de ervas, pães de cereais, vinho, suco e cerveja. Flor de girassol, camomila. Pedras: citrino, cornalina, quartzo. Finaliza com dança espiral, labirinto ou oráculos.

Quinta, 31 de dezembro 16h13min
Esbat lua em câncer com eclipse parcial - Favorece o estabelecimento de novas normas e limites, afastando velhas influencias, dependências ou carências emocionais, nutrindo a "criança interior" e trazendo mais equilíbrio, objetividade e contato com a Mãe Terra sem que, porém, disso resulte qualquer atitude de fechamento ou endurecimento emocional. Velas brancas, prateadas ou azuis. Banho de purificação com arruda e sal grosso. Essência de lírio, limão, jasmim ou artemísia, incenso de arruda e cânfora . Folhas ou imagens de álamo, tuia ou cipreste, flores de dama da noite, copo de leite, magnólia ou rosas brancas. Pedras brutas ou polidas de selenita, pedra da lua, calcita, calcedônia, cornalina, opala,mármore, cristais brancos ou com "fantasmas", objetos ou jóias de prata, madrepérola, coral ou marfim, conchas e água do mar. Roupas brancas. Músicas com sons do mar ou louvando a Lua. Comemoração com pão de cereais, leite ou queijo de cabra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Yule: O nascimento da Criança da Promessa

"A escuridão reina como se estivéssemos no caldeirão da Deusa. Assim, o Rei das sombras transforma-se na Criança da Promessa , o Filho do sol, que deverá nascer para restaurar a Natureza" . (Mito da Roda do Ano) Yule se origina da palavra nórdica Iul  que significa roda e  dá nome a celebração do solstício de inverno, a noite mais longa do ano . Nesta época (21 de dezembro no Hemisfério Norte e  21 de junho no Hemisfério Sul) vemos simultaneamente a morte e o renascimento do Deus Sol.  É o momento de pensar sobre o que você deseja nos meses que virão, de delinear os objetivos e como deseja trabalhar para atingi-los. Peça orientação da Deusa e do Deus. Cores: vermelho, verde, dourado e branco. Nomes Alternativos: Solstício de Inverno, Winter Rite, MidWinter, Alban Arthan, Carr Gomm, Retorno do Sol, Dia de Fionn. Deuses: o Deus, como a Criança da Promessa, e a Deusa, como a Mãe. Ervas: azevinho, carvalho, visco, alecrim, urze, cedro, pinho, louro. Pedra

Branwen

Filha de Pennardunn e Llyr (Deus Galês do Mar), irmã de Manannan Mac Lir e Bran , Branwen – seios brancos ou vaca prateada - é a Deusa Galesa do amor e da beleza – é a Afrodite ou Vênus dos Celtas. Sua cor é a branca, é considerada a Deusa do Coração Puro, que possui a capacidade de promover reinícios. Está associada à Lua e à Noite. No cristianismo é a Santa Brynwyn, padroeira dos namorados. É juntamente com Rhiannon e Arianrhod uma das três matriarcas da Grã-Bretanha e é considerada a principal Deusa de Avalon. De acordo com algumas lendas arturianas é considerada a Dama do Lago. Branwen deve ser invocada para abençoar novos projetos, pois seus atributos mágicos são a inspiração e as novas idéias. Também para ajudar a enfrentar perdas (separação, perda de emprego, morte). Tem como símbolos o caldeirão, a Lua, o corvo branco, a pomba e o estorninho . Branwen aparece em nossas vidas para fortalecer a conexão com a nossa própria essência, ajudando a apreciar nosso pró

As Três Faces do Deus

O Deus, assim como a Deusa, possui também três aspectos: o Cornífero, o Homem Verde e o Ancião. Cada face está associada a um período da evolução humana e de nossa própria vida e da roda do ano. Cernunnos O Cornífero  é a face do Deus que exerce domínio sobre as florestas. Ele é a representação da Natureza intocada e de tudo o que é livre. Nesse aspecto o Deus assume a face de Caçador e representa a renovação, virilidade, força, fertilidade e vitalidade. O Cornífero exerce domínio sobre os animais selvagens e ferozes. Esteve em contato direto com a humanidade principalmente nos períodos Neolítico e Paleolítico, onde os homens subsistiam principalmente da caça.  Os exemplos associados à face de Cornífero do Deus são  Cernunnos,  Pan,  Esus e  Odin . Sileno O segundo aspecto do Deus é o  Homem Verde  ( Green Man ), Ele é o Senhor da Colheita e de toda a Natureza cultivada. Está relacionado aos grãos e ao desenvolvimento da agricultura. Exerce domínio sobre a vida e o cresc